Schedule a Visit
Nulla vehicula fermentum nulla, a lobortis nisl vestibulum vel. Phasellus eget velit at.
Call us:
1-800-123-4567
Send an email:
monica.wayne@example.com
Nulla vehicula fermentum nulla, a lobortis nisl vestibulum vel. Phasellus eget velit at.
Call us:
1-800-123-4567
Send an email:
monica.wayne@example.com
A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento e os processos da mente humana. Está fundamentada em princípios éticos e científicos, portanto a atuação do profissional psicólogo está regulamentada em seu código de ética.
https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf
A Religião está fundamentada na fé e espiritualidade, portanto trata-se de conteúdo próprio e individual de cada ser humano.
Sobre o site: www.psicologacrista.com.br
Faz-se necessário esclarecer que os textos de conteúdo específicos cristãos citados neste site pertencem exclusivamente ao universo de significados e conteúdos do cristianismo e, portanto, não podem e não devem ser confundidos ou interpretados como fundamentos, princípios, dogmas, extensões, qualificações, especialidades ou ensinamentos da Psicologia. O domínio do site (www.psicologacrista.com.br) não qualifica a psicologia (ciência) como cristã e sim psicóloga (pessoa) como cristã.
O Brasil é um estado laico, porém a manifestação religiosa é livre.
A Constituição Federal Brasileira em seu Artigo 5º garante a liberdade de expressão religiosa como direito e garantia fundamental de todo cidadão, sendo inviolável a liberdade de consciência e de crença; garante também que é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação.
Como psicóloga, pesquisadora e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, realizei uma pesquisa científica , onde abordei a escolha do terapeuta associada à denominação religiosa; o trabalho contribui para esclarecer os motivos pelo qual um cliente procura um psicólogo que professa a sua fé.
https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/15587
Na pesquisa, observou-se que o cristão evangélico procura por um psicólogo que professa a mesma fé em busca de um profissional que compartilha e compreende o mesmo universo de significados de sua espiritualidade.
O psicólogo, assim como qualquer profissional de outras áreas, tem o direito, se desejar, de manifestar publicamente a sua opção de fé e religiosidade pessoal, e isso não interfere no exercício de seu trabalho quando este é realizado de acordo com os princípios éticos que a profissão exige.
O cliente tem o direito de escolher o profissional de sua preferência e os termos que o levaram a esta decisão são de caráter particular, inquestionável e inviolável.
Conclui-se que é fundamental o entendimento de que a Psicologia é uma ciência que pode compreender e acolher os significados religiosos do indivíduo cristão e de outras religiões, mas não pode ser qualificada como uma psicologia cristã.
O CFP – Conselho Federal de Psicologia determina quais são as especialidades da psicologia que são regulamentadas pela Resolução CFP nº 013/2007.
http://site.cfp.org.br/servicos/titulo-de-especialista/
O psicólogo pode ser cristão e assim publicamente se declarar, mas a prática da psicologia é científica, portanto há limites estabelecidos entre a psicologia e a religião. A religião é tema de interesse, estudos e pesquisas no campo da psicologia, assim como os demais conteúdos do ser humano.
Há um posicionamento do sistema de Conselhos de Psicologia para a questão da Psicologia, Religião e Espiritualidade. O documento esclarece detalhadamente os limites entre os temas.
Como psicóloga, sou associada ao CPPC – Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos onde compartilhamos do mesmo entendimento.
http://www.cppc.org.br/cristaos-psicologospsiquiatras-nossa-auto-definicao/
Andréia Aparecida de Melo Coliath
Psicóloga CRP 06/67143